sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Exército de Terracota


Olááááá!!!!!

Bem, depois de tanto tempo sem postar finalmente volto com o filme: "O tesouro do baú do Emanuel: O dono voltou para recuperar o tempo que ficou sem o tesouro (no caso meu, o tempo sem postar...)".
Vamos ao que interessa: as descobertas do Exército de Terracota. Muitos podem não saber sobre isso. P.S.: eu só descobri por causa do The Sims 3: Volta ao Mundo e confirmando com o filme A Múmia 3: A Tumba do Imperador Dragão. =)
Exército de terracota, Guerreiros de Xian ou ainda Exército do imperador Qin, é uma coleção de mais de oito mil figuras de guerreiros e cavalos em terracota, em tamanho natural, encontradas próximas do mausoléu do primeiro imperador da China. Foram descobertas em 1974, próximas de Xian.As imagens em terracota foram enterradas junto ao mausoléu do primeiro imperador, Qin Shihuang em c. 259-210 a.C. e foram descobertas em março de 1974 por agricultores locais que escavavam um poço de água a leste do monte Lishan, uma elevação de terra feita por mãos humanas e que contém a necrópole do primeiro imperador da dinastia Qin.
A construção desse mausoléu começou em 246 a.C. e acredita-se que 700.000 trabalhadores e artesãos levaram 38 anos para a completar. De acordo com o historiador Sima Qian, na obra Registros do Historiador (c. 100 a.C.), o imperador foi enterrado em 210 a.C. juntamente com grandes tesouros e objetos artísticos, bem como com uma réplica do mundo onde pedras preciosas representavam os astros, pérolas os planetas e lagos de mercúrio representavam os mares. Pesquisas recentes detectaram altos índices de mercúrio no solo, comprovando o historiador.


As figuras de terracota eram fabricadas em oficinas por artesãos do governo. Acredita-se que utilizavam a mesma técnica dos tubos de drenagem de água daquela época. Foram feitos em partes que eram unidas depois da queima e não em uma peça só. Eram então colocadas em seu lugar, em formação militar, de acordo com sua patente e posto.
As figuras eram em tamanho e estilo natural. Variavam em peso, indumentária e penteado, de acordo com a patente. A pintura da face, expressão facial individualizada e as armas e armaduras reais utilizadas criavam uma aparência realista e mostravam a qualidade do trabalho e a precisão envolvida na sua construção. Demonstram também o poder de um monarca que podia ordenar a construção de tão monumental empreita.


Até hoje, este exército é um mistério de como foi feito, quanto tempo levou e como foi produzido em tão alta quantidade. (sei que isto parece um trabalho de história, mas é interessante)

Por enquanto é só, até mais!!!!

Um comentário:

  1. Muitooo legal !!!Isso é um mistério mesmo! Até parece maldição mesmo... que todos eles foram petrificados.. hehehe
    Adorei o post!

    Bjosss
    PB

    ResponderExcluir